Notícias

Tocantins registra abertura de 1.077 novas empresas entre janeiro e maio deste ano

28/06/2018 - Wanja Nóbrega

O número de novas empresas abertas no Tocantins sofreu uma retração de 35% entre os meses de janeiro e maio deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Junta Comercial do Tocantins (Jucetins). Em números reais, foram abertas entre janeiro e maio 1.077 novas empresas de todas as naturezas jurídicas. Em 2017, nos mesmos meses, foram 1.661 novos cadastros empresariais.

Segundo dados da Jucetins, o número de novas empresas abertas no Estado tem registrado quedas em todos os meses deste ano quando comparado com período igual do ano anterior.   A presidente da Junta Comercial, Vanessa Alencar Pinto, avalia que a retração apresentada desde o início do ano era previsível, uma vez que o Tocantins passou por período de muita instabilidade política e econômica, condição que afasta investidores.

“A abertura de uma empresa é uma decisão importante, que requer planejamento a longo prazo e investimento financeiro, por isso o empresário pode adiar seus projetos até sentir mais segurança política e econômica”, analisa a presidente, reforçando que a partir deste segundo semestre a tendência será de redução da queda, até que o número de novos empreendimentos comece a superar os do ano passado.  

MEI é maioria

Na classificação por forma jurídica, o Microempreendedor Individual (MEI) continuou com papel de destaque neste ano. Das 1.661 empresas abertas entre janeiro e maio, 780 são MEI.  A segunda categoria mais procurada foi a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), categoria empresarial que permite a constituição de uma empresa com apenas um sócio, que teve 105 novas inscrições. A Sociedade Limitada registrou 95 novos empreendimentos.