Notícias

Presidente da Jucetins participa de consulta pública do PPA em Araguatins

29/05/2019 - Vinicius Martins/Governo do Tocantins

O presidente da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), Gleydson Nato esteve nesta terça-feira, 28, em Araguatins, na região do Bico do Papagaio, participando de mais uma edição da consulta pública para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023.

Na oportunidade, foram discutidas políticas públicas voltadas para a vocação da região, visando o desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda. Uma equipe da Junta Comercial esteve presente colaborando com as discussões.

O presidente frisou que o governador Mauro Carlesse não tem medido esforços para a retomada do crescimento do Estado e essa ação descentralizada, ouvindo as demandas específicas de cada região, vai ao encontro das necessidades reais do povo tocantinense. “O fomento para o comércio e a indústria é de suma importância para alavancar a econômica do Estado”, destacou Gleydson Nato.

PPA

O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento de médio prazo, previsto na constituição, que estabelece de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública estadual para as despesas de capital, custeio e outras dela decorrentes aos programas de duração continuada para o desenvolvimento do estado. (art. 80 da constituição estadual).

Ou seja o PPA é o documento que define as prioridades do Governo para o período de quatro anos, podendo ser revisado a cada ano. Nele consta o planejamento de como serão executadas as políticas públicas para alcançar os resultados esperados ao bem-estar da população nas diversas áreas.

Já a consulta pública é a forma de participação da sociedade na gestão da administração pública desde o planejamento das ações. É onde o cidadão vai ser ouvido sobre como e onde deseja que o dinheiro público seja investido.