Notícias

Jucetins em Araguaína abre neste sábado, 16, mas a partir de segunda estará fechada devido ao novo decreto estadual

16/05/2020 - Philipe Ramos

A Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) informa que o escritório regional de Araguaína, onde funciona no É Pra Já, vai atender neste sábado, 16, entre 8h e 12h. Os servidores da Unidade foram testados e o resultado para Covid-19 deu negativo para todos. O prédio também passou por higienização completa.

Porém, a partir de segunda-feira, 18, já estará em vigor o decreto Nº 6.095 do Governo do Estado que suspende totalmente as atividades não essenciais para enfrentamento e contenção do avanço do novo coronavírus em 32 municípios do Tocantins, incluindo Araguaína. 

Em razão disso, o É Pra Já, e consequentemente a Jucetins no município, estará fechado na próxima semana. O decreto tem validade de sete dias, portanto, vale até o dia 23, quando será avaliada a necessidade de estender ou não a medida.

A Jucetins recomenda que os usuários utilizem o site Simplifica Tocantins, que segue funcionando normalmente. Por meio do Simplifica podem ser feitos os principais processos de registro comercial, como abertura, alteração e fechamento de empresas.

Para realizar os procedimentos pela internet a pessoa deve ter um certificado digital, que é obtido via certificadora credenciada pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Aqui você encontra a lista das autoridades certificadoras. Com o certificado digital em mãos o contribuinte não precisa sair de casa para, por exemplo, abrir sua empresa. Por meio do site www.simplifica.to.gov.br ele realiza os principais procedimentos de registro comercial.

Saiba mais sobre o decreto

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, determinou a suspensão total das atividades não essenciais das cidades do Bico do Papagaio, em Araguaína, Colinas do Tocantins, Nova Olinda e Cariri, na região sul do Estado, a partir das 18 horas deste sábado, 16.  A decisão foi anunciada durante reunião por videoconferência do Comitê de Crise para Prevenção do Novo Coronavírus, causador da Covid-19, presidida pelo Governador, na tarde desta sexta-feira, 15. A decisão foi necessária em virtude do crescimento vertiginoso da doença nessas localidades registrados pelos últimos boletins da Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

Um decreto será publicado no Diário Oficial do Estado nas próximas horas com todos os detalhes, mas o Governador adiantou que a medida terá validade de sete dias, quando será avaliada a necessidade de estender ou não o decreto. “Essa medida foi discutida, analisada e anunciada com o respaldo de todos”, destacou o Governador Carlesse, lembrando que é uma decisão dura, mas necessária para conter a situação crescente de contaminação no Tocantins e nas localidades atingidas pelo isolamento geral e evitar o colapso da rede hospitalar. 

O Governador destacou ainda que essa decisão é uma forma de ajudar os prefeitos. “Quero assumir essa responsabilidade com os prefeitos para ajudá-los nesse momento e temos a convicção que estamos fazendo o melhor, porque sei a realidade do quadro da saúde no Estado”, explicou.