Conselho Regional de Contabilidade destaca trabalho da Jucetins

07/05/2020 - Philipe Ramos/Governo do Tocantins

A Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) divulgou, nesta semana, os dados sobre o registro comercial no primeiro trimestre de 2020 no Estado, que evidenciaram o aumento na abertura de empresas na comparação com o ano anterior.

A informação teve ótima repercussão entre os profissionais da contabilidade, que estão entre os principais usuários dos serviços da Junta. São eles que atendem aos seus clientes, empresários, nos trâmites de abertura, alteração e fechamento de empresas.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins, João Gonçalo dos Santos, destacou a importância que a Jucetins dá à tecnologia. “Não podemos deixar de ressaltar o importante trabalho que vem sendo desenvolvido pela junta comercial, que não mede esforços para melhor adequar as ferramentas tecnológicas, contribuindo muito para o bom desempenho alcançado nesse período. Ressaltamos também a boa evolução da economia que vinha acontecendo até esse momento", disse.

João Gonçalo também ressaltou o trabalho dos contadores. "O profissional contábil tem fundamental importância e relevância no processo de abertura, alteração, regularização e baixa de empresas. Ele é o principal interlocutor, conectando o empresário aos órgãos de registro e regularização, graças à competência, ao empenho, à dedicação e à evolução desse profissional, aliado à disruptura tecnológica, é possível alcançar os resultados apresentados pela junta comercial”, afirmou.

Para a presidente da Jucetins, Thais Coelho, os contadores têm fundamental importância no trabalho de desenvolvimento do Estado. “Menos burocracia para o contador representa mais agilidade para o empresário. Estamos implementando o que há de mais moderno em tecnologia para ser aliada dos nossos usuários. O CRC é um grande parceiro, e juntos vamos sair desse momento de dificuldade por causa da pandemia”, ressaltou Thais.

Os dados

Mesmo em meio a uma pandemia que levou o Governo a adotar medidas sérias de isolamento social, o Tocantins registrou aumento de abertura de empresas no primeiro trimestre se comparado ao mesmo período de 2019.

Os dados da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) mostram que, nos três primeiros meses de 2020, foram abertas 5.196 novas empresas, enquanto em 2019 houve abertura de 5.156.

O Tocantins também registrou uma redução no número de fechamento de empresas neste ano, em comparação ao início de 2019. Enquanto no primeiro trimestre do ano passado, fecharam 1.902 empresas; em 2020, foram fechadas 1.686.